Um pequeno angry rant sobre sites de compras

Não estou aqui pra xingar uma ou outra empresa porque isso ou aquilo deu errado. Se é isso que você esperava, sinto muito ter que desapontá-lo. Ou nem tanto, porque esse pequeno rant ainda pode satisfazê-lo.

A maior parte das coisas que eu comprei nos últimos tempos pode ser localizada em uns três ou quatro sites na internet, especialmente porque está cada vez mais difícil achar os jogos que eu quero em lojas físicas ou, nos raros casos em que encontro, o preço é sempre absurdo.

Uma grande perentagem das minhas compras, como talvez tenha ficado claro no parágrafo anterior, é referente a jogos ou consoles.

Hoje, curiosamente, estava procurando um mouse novo. Talvez também um teclado, se achasse um mecânico com um preço não muito absurdo. Mas eu realmente preciso de um mouse novo, porque o meu está com duplo clique (provavelmente por causa de poeira), e eu não sei arrumar, ou sairia mais barato simplesmente comprar um novo.

Então, fui à caça.

O que geralmente faço em casos que não sei o modelo exato do produto no qual pretendo investir meu dinheiro é filtrar, dentro da categoria (mouses geralmente são bem categorizados em acessórios de informática, ou até recebendo uma categoria especial própria), uma certa faixa de preço e organizar esse filtro em ordem crescente ou decrescente.

Pra facilitar ainda mais, se a loja em questão tem um aplicativo pra iOS, prefiro usá-lo. Geralmente não compro pelo app, porque tenho que imprimir o boleto de uma forma ou de outra, mas acho mais confortável fazer a pesquisa inicial assim.

E, de uns tempos pra cá, quando tenho usado mais esse método, tenho notado que esses sites não sabem contar. Repare bem:

App da Americanas no ipad, pesquisando por mousesE eu nem precisei me esforçar pra fazer essa imagem, só procurar por mouses e mandar organizar.

Talvez eu esteja sendo… sei lá, um velho chato que se recusa a aprender a usar um computador porque prefere ler jornal, ou qualquer coisa do tipo. Mas algoritmos de ordenação estão aí tem um bom tempo já, e são até bem eficientes no que fazem.

É realmente tão complicado assim ordenar os itens? Porque, nesse momento, só por causa desse “detalhe” já desanimei de pesquisar o resto do site pra ver se encontrava algo realmente interessante. Estou preferindo ir numa loja física e tentar lá.

Talvez eu esteja reagindo mais violentamente do que deveria, ou talvez esses sites (porque não foi só na Americanas que vi isso acontecer, o que me faz pensar se não seria proposital) devessem contratar programadores melhores. Já entrei em contato com cada um dos lugares onde vi esse fenômeno, mas, aparentemente, isso não é algo com que se preocupam.

Enquanto isso, eu terei de continuar filtrando mentalmente os preços. Ou desistirei de vez. Provavelmente o segundo caso.

Deixe um comentário

