[Tutorial] Formate Seu eBook Em Casa!

Ok, então você acabou (finalmente) de escrever seu livro e quer publicá-lo pela Amazon-BR através do KDP.

A questão é: como formatar o arquivo? Eles aceitam uma grande variedade de formatos, mas como, de fato, formatá-los? Eu mesmo penei um pouco para descobrir como se faz, e ainda me sinto insatisfeito com certos aspectos. No geral, o livro que eu formatei (para o grande amigo Alec) ficou bom, mas poderia ser melhor. Eu é que não sei como melhorá-lo.

Sem contar que os tutoriais que vi na internet sobre o assunto eram meio confusos ou imprecisos. Aqui vou reunir tudo que sei pra facilitar a sua vida.

Mas você verá que é bem simples, só falta uma informação mais centralizada mesmo.

ATENÇÃO: como o tutorial foi feito usando o LibreOffice Writer 4.0.3, certos aspectos (como a criação de sumário) podem ser levemente diferentes. Ainda assim, os passos a serem seguidos serão sempre os mesmos, independente de você estar no Word ou no Writer.

(Estou assumindo que você tenha em mãos a versão final e revisada de seu livro/conto/poesia/o-que-for; se não for o caso, recomendo que deixe pra fazer isso tudo depois de revisar cada linha escrita (mas antes favorite a página para não esquecer ^-^ ).)

[—]

1 Crie um novo documento

(Se você mantém os capítulos separados em documentos, recomendo que copie tudo pra um arquivo só antes de começar, aproveitando pra já separar os capítulos com quebras de página (ctrl + enter).)

A primeira coisa a se fazer é criar um documento em branco, sem mexer nos defauts da coisa. Afinal, estamos falando de epubs que serão formatados de acordo com o programa que os usar, então não perca seu tempo.

Ah, o arquivo final não vai ficar tão bonitinho no seu editor, afinal, ele será feito pra ficar bonito no ereader. Tenha isso em mente.

Bem, voltando.

Agora que você tem o arquivo com seus capítulos, já organizadinhos e bem formatados (ou, pelo menos, já separados por quebras de página), copie tudo (ctrl + a) e cole no documento em branco, porém com o comando ctrl + shift + v (colar especial), e selecionando “Texto Formatado [RTF]”. Isso garante que espaçamentos de parágrafos, fontes especiais e outras coisas sejam limpas, mas mantendo itálicos, negritos e alguns outros detalhes.

(Note que as páginas de copyright, a folha de rosto e a dedicatória não deverão ser copiados nesse momento, apenas o conteúdo do livro mesmo.)

Mas, só pra ter certeza, selecione tudo (ctrl + a) e mude a fonte para Times New Roman, e tamanho para 10. (É meio que recomendável usar a Times, mas o tamanho de fonte pode ser qualquer um. 10pt é o meu padrão, mas use o seu se quiser.) Ainda mantendo tudo selecionado, mude para “Estilo Padrão” e coloque um parágrafo de 1cm (na régua da parte superior da página) – nada de usar o tab pra iniciar os parágrafos, é trabalho desnecessário.

O documento novo deve ficar mais ou menos assim:

2 Use aqueles tais Títulos 1, 2, 3…

Sim, isso serve pra alguma coisa.

Pra muita coisa, na verdade.

OK, só para o sumário, mas já é um começo, não?

Bem, sabe aquele sumariozinho todo linkado que você vê nesses livros que você compra na Amazon-BR, ou mesmo em alguns grupos de tradução de light novels (como o Baka-Tsuki ou o Prince Revolution!)? Então, ele não é nem um pouco difícil de ser feito.

Dá um trabalhinho, mas compensa.

Primeiro (se você já não o fez), entre um capítulo e outro deve haver apenas uma quebra de página (ctrl + enter), sem linhas em branco para ir à próxima página. Além de deixar o texto mais elegante, isso diz ao seu e-reader (seja ele um Kindle ou um app no próprio iPad) que o capítulo acabou e que o próximo está por vir. Agora, enquanto faz isso, aproveite para deixar os títulos dos capítulos já ajeitados.

Ah, tenha em mente que o sumário será alocado assim:

É intuitivo, mas sempre é bom lembrar.

Então, vamos lá. Ctrl + enter e mudar o título.

(Ctrl + 1, 2, 3, et cetera são, por padrão, os atalhos do LibreOffice para Título 1, 2, 3, e por aí vai. Use isso.)

Ctrl + enter e mudar o título.

Ctrl + enter + 1, 2 ou 3. Ctrl + enter + 1, 2 ou 3. Ctrl + enter + 1, 2 ou 3.

Sim, é repetitivo (e cansativo), mas eu não conheço uma forma melhor de se fazer isso. Então, aguenta aí e faça pausas regulares pra ir ao banheiro ou tomar um café e esticar os dedos. Você precisará, acredite; e é bom pra saúde também.

(Ah, sim. Note que não é preciso manter o formato sugerido, você pode editar a vontade que a marcação continuará lá, ou mesmo (e talvez isso seja mais simples), editar o padrão do LibreOffice para os títulos.)

Notou que estou colocando tudo numa linha só? (Menos “Parte Um: Recrutamento”, mas isso é apenas didático, siga o que estou falando.) Pois é, isso tem um motivo:

Notou que o Writer criou um link para cada linha? Pois é, não sei concertar isso, a não ser colocando tudo numa linha só. (Quando eu descobrir como colocarei um update láaaa no final do post. Mas não olhe lá agora, continue lendo.)

3 Você deve ter imaginado: criar o sumário

Ctrl + enter duas vezes no início do documento pra inserir duas páginas em branco (usaremos a segunda para o sumário) e vamos ao que interessa. É bem simples, na verdade. A pior parte já passou.

“Inserir > Índices > Índices e sumários…” vai abrir essa janela:

(Desmarque a opção “Protegido contra alterações manuais”, precisaremos alterar uma coisinha nele daqui a pouco.)

Porém, como queremos apenas os links (sem a numeração de páginas), precisamos fazer uma pequena modificação. Mais especificamente, essa modificação:

Viu os dois itens marcados (dentro da aba “Entradas”)? Então, delete-os (clicando neles e apertando a tecla “del” mesmo) para todos os níveis que você for utilizar. No meu caso, estou usando até o “Título 3” (ou seja, terceiro nível do índice), então, vou ter que modificar os níveis 1, 2 e 3. Fica assim:

O resto pode deixar como está mesmo. Clique em OK para aparecer essa belezinha:

CONFIRA TUDO. Pare de editar o documento e vá seguindo cada link para ver se todos os capítulos estão listados, se estão linkados aos lugares certos, se estão escritos certos. Confira cada detalhe que puder.

Seja paranóico. É assim que se faz uma boa formatação.

Tudo ok, do jeito que você quer? Nenhum erro de nível no sumário? Nenhum erro de link ou mesmo de criar dois títulos para uma única entrada?

Sempre lembrando que você pode (a qualquer hora) atualizar o sumário do documento assim:

Todo ok agora? Então vamos em frente.

4 Página de título, copyright, e os detalhes finais…

Agora volte láaaaaaaaaaa pra primeira página (ela deve ser uma página em branco, se seguiu o passo-a-passo bonitinho) e digite a página de título, centralizada. Algo parecido com isso:

Ctrl + enter e digite a página de copyright.

Se quiser colocar mais alguma coisa antes do sumário (dedicatória, prólogo, qualquer outra coisa), apenas lembre-se de usar quebras de páginas e (caso queira que a tal parte seja linkada no sumário) os títulos.

(Note que esses são somente exemplos; talvez você queira experimentar e fazer algo mais personalizado. Independentemente disso, no geral, é mais ou menos assim que tem de ficar.)

Estamos quase acabando. Nesse momento, você deve notar que o livro está praticamente formatado, faltando apenas a capa. Bem, não é bem assim, ainda falta um pequeno detalhe.

Selecione a palavra “Sumário” do índice e vamos dizer ao programa onde encontrar a table of contents. É bem simples:

Agora só precisamos dizer o nome do indicador (“toc”, sem as aspas).

Isso diz ao Kindle onde encontrar o sumário do livro, facilitando a vida do leitor na hora de pular para algum capítulo. No aparelho, ele pode simplesmente selecionar “Ir para… > Sumário” e será levado ao belo sumário que criamos mais cedo.

[—]

Viu, não doeu muito, não é?

Ok, ok. Deu um trabalho. Mas, no fim das contas, vai dizer que não valeu a pena? Além do que, você economizou uma grana fazendo isso por conta própria. Acha mesmo necessário pagar alguém pra fazer isso?

Eu fico aqui, ao menos por hora. Se souber de algo que não sei e acha que fez falta aqui, coloque nos comentários que eu atualizo o post.

E é isso.

[Update 2013 06 30]

Referências úteis:

– Livros da Amazon sobre como publicar pelo KDP: PC e Mac;
– Diversos programas disponibbilizados pela Amazon: clique aqui.
– Em mais algumas coisas úteis aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s